“Esse desenvolvimento oferece desafios às nossas empresas, por um lado, mas também grandes oportunidades. Quem se posicionar corajosamente no topo desses desenvolvimentos, tem a possibilidade de conquistar os mercados do futuro.”

Georg Witschel

Embaixador da Alemanha no Brasil

Diálogos Futuro Sustentável é uma série de encontros internacionais, resultado de uma parceria entre o iCS e a Embaixada da Alemanha no Brasil, que nasceu de um longo histórico de cooperação entre os dois países na área climática.

Esse compromisso foi reafirmado em 2015 pela assinatura de uma Declaração Conjunta sobre Mudança do Clima, que se tornou uma importante plataforma para que Brasil e Alemanha cooperem na realização dos objetivos e metas do Acordo de Paris.

O ACORDO DE PARIS

Durante a 21a Conferência das Partes da Aliança das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP21, Paris, 2015), chefes de estado, prefeitos, governadores, gestores públicos, CEOs de empresas e organizações da sociedade civil do mundo todo reafirmaram o compromisso de agir para que o aumento da temperatura global não ultrapasse os 2oC em comparação com os níveis pré-industriais, e para garantir que todos os países reduzam, gradual e definitivamente, suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) até meados do século XXI.

O Acordo, assinado por mais de 200 países, também determina que as nações mais desenvolvidas destinem 100 bilhões de dólares por ano a países em desenvolvimento, para viabilizar o planejamento e a implementação de medidas de combate ao aquecimento global e de adaptação aos efeitos das mudanças climáticas, expressas nas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs, na sigla em inglês).

UM DESAFIO DE TODAS AS NAÇÕES

O Acordo de Paris torna urgente repensar premissas locais e globais de modelos de desenvolvimento, investimentos, instrumentos financeiros e políticas públicas não só ambientais mas de energia, de transporte, de mobilidade e de cidades. É preciso agir em cooperação internacional, porque o futuro seguro do clima é uma responsabilidade de todas as nações e representa uma oportunidade única para o desenvolvimento sustentável.

BRASIL E ALEMANHA UNIDOS PELO CLIMA 

Ana Toni   

Diretora do Instituto Clima e Sociedade   

"A transição para uma economia de baixo carbono tem que vir junto com o desenvolvimento sustentável, ser socialmente justa e economicamente viável."

Realizar encontros internacionais sobre temas-chave para o intercâmbio de experiências, práticas e conhecimentos na direção das metas locais e globais relativas ao Clima.

OBJETIVOS

Colocar o tema das mudanças climáticas no centro da pauta de desenvolvimento nacional, especialmente nas agendas política, social, econômica e empresarial de curto e médio prazos.

 DIÁLOGOS 

FUTURO SUSTENTÁVEL​

Difundir e debater estratégias para o desenvolvimento sustentável.

Motivar e potencializar ações multilaterais e multissetoriais que levem ao cumprimento das metas do Acordo de Paris.

 

REALIZAÇÃO

Instituto Clima e Sociedade – iCS
Rua General Dionísio, 14, Humaitá
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
CEP 22.271-050
Tel +55 (21) 3197-6580

 

Embaixada da República Federal da

Alemanha em Brasília
SES - Avenida das Nações, Qd. 807, lote 25  

Brasília, DF, Brasil - CEP 70.415-900

Tel +55 (61) 3442-7000

Diálogos Futuro Sustentável é uma parceria do Instituto Clima e Sociedade - iCS e Embaixada da República Federal da Alemanha em Brasília.

Tel +55 (21) 2551-6092

comunicacao@gip.net.br

 

ORGANIZAÇÃO

Gestão de Interesse Público - GIP
Rua General Dionísio, 14, Humaitá, Rio de Janeiro, RJ, BrasilCEP 22.271-050

Tel +55 (21) 2551-6092

comunicacão@gip.net.br